A ordem dos Podicipediformes engloba apenas uma família, a Podicipedidae. É um grupo de vasta distribuição, estando presente em todos os continentes, exceto nas regiões polares e em algumas ilhas oceânicas. É composta por aves como os mergulhões, que frequentam rios e lagos.
Os podicipediformes são aves de porte médio, de comprimento variando de 22 a 76 cm e peso de 100g a 1,6 Kg. A plumagem é geralmente castanha ou cinzenta, sendo a zona ventral mais clara. O dimorfismo sexual, se presente, ocorre apenas na época de reprodução, entretanto a fêmea pode apresentar o corpo e o bico menores que o do macho. O pescoço é alongado e termina numa cabeça arredondada com bico curto, por vezes encurvado. O corpo é estreito, com as patas localizadas quase na zona terminal, uma adaptação à natação e ao mergulho que torna estas aves bastantes desajeitadas em terra. As asas são curtas mas fortes, permitindo voo durante longas distâncias e retrizes rudimentares.
Para nadar exercem um impulso com os pés, estes apresentam dedos sem nadadeiras, porém marginados de lóbulos que servem como remos. Raramente andam, voam bem, mas decolam da água com dificuldade.
Alimentam-se de peixinhos, larvas de insetos aquáticos, crustáceos e vegetais, apanhando o alimento, geralmente, sob a água, mergulhando com afinco.
Os mergulhões ingerem penas em quantidade, suspeita-se que a necessidade de tal ingestão é a proteção do trato digestório contra as espinhas dos peixes. Estas aves caçam peixes, insetos aquáticos, moluscos, crustáceos, e pequenos vertebrados. São sobretudo aves solitárias mas formam casais durante a época de reprodução ou grandes grupos nas migrações. Realizam cerimônias pré-nupciais específicas. Fazem um ninho flutuante no qual depositam de 4 a 6 ovos pequenos e alongados. São monogâmicos sazonalmente. Tanto o macho quanto a fêmea constroem o ninho, incubam os ovos e criam os filhotes. O período de incubação pode variar de 21 a 30 dias. Os filhotes possuem a mobilidade de aves precocial, mais ainda dependem dos pais para a alimentação, aquecimento e proteção por um período que pode varia de 6 a 12 semanas. Fora da época reprodutiva, diversas espécies são migratórias.